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Filipe Colombo

Artigos

O que é elevator pitch e como usá-lo para vender mais
Imagine a seguinte situação.... Você chega num hotel e quando vai descer para o café da manhã, encontra dentro do...
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Imagine a seguinte situação.... Você chega num hotel e quando vai descer para o café da manhã, encontra dentro do elevador o diretor de uma empresa que você deseja muito como cliente. O elevador vai levar 2 minutos ou menos chegar no andar deseja e você tem somente esse pequeno tempo para despertar o interesse dele pela sua solução. Você teria um discurso rápido, direto e impactante para convencer ele antes da porta se abrir e ele sair do elevador?

 

Essa situação ajuda a pensar em uma forma rápida e direta de apresentar o valor e o diferencial de sua empresa, do seu produto ou proposta de valor.

 

O elevator pitch, ou “discurso de elevador, é uma versão resumida e impactante do discurso de venda, que costuma ser utilizado por vendedores ou empreendedores em uma apresentação mais completa, com informações sobre mercado, descrição do problema, do produto e/ou serviço.

 

Bons clientes ou investidores, tem uma agenda corrida e tempo limitado. Além de receber inúmeras propostas diariamente. Então, eu lhe pergunto: Quais seriam os seus argumentos mais certeiros e convincentes?

 

Calma... já vou te dar umas dicas de como fazer isso. Não tem segredo. Mas também não é fácil. A apresentação deve reunir informações básicas da sua empresa e do seu produto e há vários modelos para fazê-la. Seguem dois deles:

 

PARA (público alvo)

QUE (necessidade ou uma oportunidade para)

O (produto ou serviço)

É COMO (categoria de produto ou serviço)

DIFERENTEMENTE DE (concorrente principal)

NOSSO PRODUTO (diferença principal)

 

ou

 

A (empresa)

RESOLVE (problema)

POR MEIO DE (vantagens/benefícios)

PARA AJUDAR (público-alvo)

A ALCANÇAR (objetivo).

O MODELO DE NEGÓCIOS ENVOLVE (clientes)

POR (benefício que motiva compra).

 

Veja nos exemplos como seria uma apresentação sobre a Anjo Tintas de acordo com os dois modelos apresentados:

 

Exemplo a:

O Tinta Emborrachada Anjo é uma tinta premium para paredes e que proporciona redução térmica e acústica para sua casa. Com a Tinta Emborrachada Anjo é parecida com uma tinta comum, mas por ser térmica, diferentemente das outras opções de mercado ela pode reduzir em até 32% o consumo de energia com ar-condicionado na sua casa ou empresa e é a única do mercado com garantia vitalícia.

 

Exemplo b:

A Anjo Tintas trabalha para levar alegria à vida das pessoas. Desenvolvendo, produzindo e comercializando tintas e solventes de alto desempenho e relacionamentos duráveis com flexibilidade, inovação e sustentabilidade para ajudar pessoas e empresas a alcançarem o maior retorno sobre seus investimentos do mercado.

 

É claro que esse modelo não é garantia de 100% de sucesso, mas com o tempo, seu discurso vai melhorar cada vez mais. O importante é realmente conhecer e ter bem claros os objetivos e os diferenciais do seu negócio!

 

Outro detalhe importante é se concentrar e ser direto. Essa não é há hora de entrar em detalhes. Portando, não desvie do foco do discurso. Esse modelo é para o primeiro contato. Um bom elevator pitch deve despertar a curiosidade do investidor e fazer com que ele queira saber mais sobre a ideia. Se a outra pessoa se interessar, aí sim você marca outra conversa para explicar todos os outros pontos relevantes da proposta.

 

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abraços,

@filipecolombo