Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Filipe Colombo

Artigos

Então você tem indicadores. Parabéns! Será?
Imagem do Artigo

Em uma de nossas convenções de vendas, aprendi muito com nossa equipe comercial e com todos que “subiram no palco” para compartilhar experiência e opiniões. Foi simplesmente fantástico!

 

Muito foi falado sobre a máxima “o que não pode ser medido não pode ser gerenciado” e eu concordo. Usar métricas e indicadores para identificar os pontos em que você precisa melhorar ou onde você está acertando é fundamental para evoluirmos continuamente.

 

Lá, falamos em ticket médio, itens por pedido, preço médio, % de inadimplência, índice de abertura de clientes, % de perda de clientes, % de recuperação de clientes inativos, taxa de conversão(visitas x vendas), frequência de compras, etc...

 

Acredito que empresas e vendedores devam sim controlar estes e muitos outros indicadores. Na gestão Anjo Tintas fizemos isto, e com frequência analisamos os resultados. Isto ajuda muito para identificarmos onde estamos e definir para onde queremos ir. Quais nossos objetivos futuros.

Mas quero lhe atentar para alguns outros indicadores e atitudes que, muitas vezes passam despercebidos e que podem melhorar muito seu, o meu e nosso desempenho.

 

Pare e pense agora: Para quantas pessoas você sorriu hoje? E abraços, quantos você deu ou recebeu? Você segura a porta aberta para alguém que vem logo atrás de você? Quantas vezes parou na faixa de pedestres? Você sempre para ou somente quando é conveniente?

 

No momento em que alguém está lhe atendendo ou servindo, você é gentil? Quantas vezes você leu uma estória para uma criança este ano? Sempre joga o lixo na lixeira? E que tal pegar um lixo na rua e dar o destino adequado?

 

Olhe as pessoas nos olho e cumprimente-as calorosamente. Quando foi a última vez que você levou algo para os colegas do trabalho – um biscoito – uma fruta – um doce , simplesmente pelo fato de que você gosta da companhia deles? Você é um bom ouvinte?

 

Você é daqueles que elogia as pessoas ou ignora? Comemora as conquistas de seus amigos ou pensa que é nada mais do que obrigação deles? Cumprimenta as pessoas em datas e ocasiões especiais? Já falou algo de carinhoso para as pessoas que são especiais para você hoje?

 

Muitas destas atitudes podem melhorar o seu dia, seu mês e sua vida. Mas seu eu pudesse escolher somente um indicador que deveria cuidar com carinho, eu escolheira: demonstre diariamente interesse verdadeiro ao ouvir os outros, e não queira somente falar de si mesmo.

 

Esta não é a receita de sucesso, | acho que não existe uma | mas acredito que se praticarmos muitas destas atitudes, poderemos ter uma vida mais simples e leve.

Compartilhar: