Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Meus artigos

Então você tem indicadores

ENTÃO VOCÊ TEM INDICADORES. PARABÉNS! SERÁ?

 

Na nossa última convenção de vendas realizada em 2016, aprendi muito com nossa equipe comercial e com todos que “subiram no palco” para compartilhar experiência e opiniões. Foi simplesmente fantástico!

 

Muito foi falado sobre a máxima “o que não pode ser medido não pode ser gerenciado” e eu concordo. Usar métricas e indicadores para identificar os pontos em que você precisa melhorar ou onde você está acertando é fundamental para evoluirmos continuamente.

 

Lá, falamos em ticket médio, itens por pedido, preço médio, % de inadimplência, índice de abertura de clientes, perda de clientes, % de recuperação de clientes inativos, taxa de conversão(visitas x vendas), frequência de compras, etc... 

 

Acredito que empresas e vendedores devam sim controlar estes e muitos outros indicadores. Aqui na Anjo Tintas fizemos isto, e com frequência analisamos os resultados. Mas quero lhe atentar para alguns outros indicadores e atitudes que, muitas vezes passam despercebidos e que podem melhorar muito seu desempenho.

 

Já pensou para quantas pessoas você sorriu hoje? E abraços, quantos você deu ou recebeu? Você segura a porta aberta para alguém que vem logo atrás de você? Quantas vezes parou na faixa de pedestres? Você sempre pára ou somente quando é conveniente?

 

No momento em que alguém está lhe atendendo ou servindo, você é gentil? Quantas vezes você leu uma estória para uma criança este ano? Sempre joga o lixo na lixeira? E que tal pegar um lixo na rua e dar o destino adequado?

 

Olhe as pessoas nos olho e cumprimente-as calorosamente. Quando foi a última vez que você levou algo para os colegas do trabalho – um biscoito – uma fruta – um doce , simplesmente pelo fato de que você gosta da companhia deles?

 

Você é daqueles que elogia as pessoas ou ignora? Comemora as conquistas de seus amigos ou pensa que é nada mais do que obrigação deles? Cumprimenta as pessoas em datas e ocasiões especiais?

 

Já falou algo de carinhoso para as pessoas que são especiais para você hoje? Muitas destas atitudes podem melhorar o seu dia, seu mês e sua vida. Mas seu eu pudesse escolher somente um indicador que deveria cuidar com carinho, eu escolheira: demonstre diariamente interesse verdadeiro ao ouvir os outros, e não queira somente falar de si mesmo. 

 

Esta não é a receita de sucesso, |acho que não existe uma| mas acredito que se praticarmos muitas destas atitudes, poderemos ter uma vida e relações mais simples e leves.

 

Filipe R. Colombo

CEO – Diretor Presidente

Anjo Tintas – aprovada pelo tempo.