Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Meus artigos

7 dicas para melhorar o caixa do seu negócio

A falta de dinheiro em caixa é uma das principais causas de falência de empresas em qualquer lugar do mundo, principalmente entre as pequenas e médias empresas.

 

Gestão financeira inadequada, com falhas no controle de gastos, atrasos no recebimento de pagamentos ou falta de planejamento financeiro pode levar a uma situação de falta de dinheiro em caixa, comprometendo a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações financeiras e obrigando ela a recorrer à recursos com taxas de juros altíssimas que levarão o negócio à falência.

 

Eu sei que linhas de financiamento são muitas vezes necessárias para o crescimento do negócio, mas é importante atentar-se ao prazo de carência, prazo de pagamento e taxa total do recurso captado. Porém, é importante lembrar que o crédito não deve ser visto como uma solução permanente, e sim como um recurso emergencial, pois o endividamento excessivo pode agravar ainda mais a situação financeira da empresa.

 

Sendo então a gestão adequada do fluxo de caixa uma ferramenta financeira fundamental para a sustentabilidade de uma empresa, listo aqui alguns pontos principais para lhe ajudar com essa importante tarefa de manter seu caixa cheio e saudável:

 

1 - Aumente suas vendas: Uma maneira de melhorar o fluxo de caixa é aumentar as vendas da sua empresa. Para fazer isso, você pode investir em marketing e publicidade, criar programas de fidelidade para seus clientes, oferecer promoções e descontos ou expandir sua linha de produtos ou serviços. Mas cuidado com o prazo que você oferecerá aos seus clientes pois se for muito longo, poderá prejudicar ainda mais o fluxo de caixa.

 

2 - Reduza custos: Outra maneira de melhorar o fluxo de caixa é reduzir os custos da empresa. Analise seus gastos e encontre maneiras de economizar dinheiro. Isso pode incluir renegociar contratos com fornecedores, reduzir despesas com energia elétrica e água, ou eliminar despesas desnecessárias.

 

3 - Gerencie suas contas a receber: Um fluxo de caixa positivo depende muito do gerenciamento das contas a receber da sua empresa. Para melhorar isso, você pode oferecer pequenos descontos ou benefícios aos seus clientes para incentivar que eles façam pagamentos antecipados. Outro ponto fundamental é estabelecer políticas claras de cobrança e ter um sistema de cobrança eficiente.

 

4 - Negocie prazos com fornecedores: Você pode negociar prazos de pagamento mais longos com seus fornecedores para melhorar o fluxo de caixa da sua empresa. Irá ajudar a liberar mais dinheiro para investimentos e despesas importantes. Mas lembre-se de analisar quanto de juros eles estão cobrando de você por isso. As vezes não vale a pena alongar o prazo com fornecedor.

 

5 - Mantenha um controle rigoroso do estoque: Manter um controle rigoroso do estoque pode ajudar a melhorar o fluxo de caixa da sua empresa. Isso porque um estoque excessivo pode significar dinheiro parado e um estoque insuficiente pode afetar negativamente as vendas. Já escrevi sobre isso nesse artigo aqui: Como quebrar sua empresa com estoque.

 

6 - Faça um planejamento financeiro: Um planejamento financeiro pode ajudar a melhorar o fluxo de caixa da sua empresa. Analise suas despesas e receitas e faça projeções para o futuro. Isso pode ajudar a identificar problemas e oportunidades com antecedência e tomar decisões mais informadas.

 

7 – Por último - Considere obter financiamento: Se você precisa de dinheiro para investir em seu negócio ou melhorar seu fluxo de caixa, considere obter financiamento. Isso pode incluir um empréstimo bancário, um cartão de crédito empresarial ou um financiamento coletivo. Certifique-se de escolher a opção certa para as necessidades da sua empresa e planeje cuidadosamente como usará os fundos. Mas lembre-se de cuidar da taxa, prazos de pagamento e parcela mensal.

 

Essas são algumas maneiras de melhorar o fluxo de caixa da sua empresa. Lembre-se de que cada empresa é única e pode exigir abordagens diferentes. Por isso, é importante analisar as necessidades específicas do seu negócio e buscar ajuda profissional se necessário.

 

Gostou da leitura?

No meu livro, "Gestão Profissional na Prática" eu falo deste e de muitos outras temas relevantes para alavancar os resultados do seu negócio. Para comprar, CLIQUE AQUI.

Abraços,

@filipecolombo