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6S’s1A - A evolução do modelo 5S’s

Conceito:

É um conjunto de sete conceitos simples, que ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes.

 

Histórico 

O Programa 6S’s1A é uma adaptação do modelo 5S’s que nasceu no Japão na década de 1950 após a segunda Guerra Mundial, para combater a sujeira nas fábricas chegando ao Brasil em 1991. O termo 5S é derivado de cinco palavras em japonês, todas iniciadas com a letra S, na tradução para o português não encontramos sinônimos que começassem com a letra S. Desta forma acrescentamos o termo “senso de” antes de cada palavra.

 

1º S – Seiri – Senso de Utilização

2º S – Seiton – Senso de Organização

3º S – Seiso – Senso de Limpeza

4º S – Seiketsu – Senso de Saúde e Segurança 

5º S – Shitsuk – Senso de Disciplina

 

Na Anjo Tintas o Programa foi implantado em 1995 desde lá vem acompanhando a evolução da Gestão da empresa. Nasceu como 5S’s, mudou para 5S’s1A em função do foco ambiental dado para a gestão e atualmente se chama 6S’s1A pois a empresa possui uma grande preocupação com a segurança dos seus profissionais e do seu patrimônio.  Os 6S’s1A são:

 

1º S – Senso de Utilização

2º S – Senso de Organização

3º S – Senso de Limpeza

4º S – Senso de Saúde e Higiene

5º S – Senso de Segurança

6º S – Senso de Disciplina

1º A – Senso Ambiental 

   

Quem aplica o 6S’s1A no seu dia a dia:

  • Trabalha com mais segurança;

  • Limpa e organiza o seu local de trabalho;

  • Combate os desperdícios;

  • Mantém bons hábitos para a saúde;

  • Tem espírito de equipe.

 

Aplicando o Senso de Utilização:

 

Conceito:

 

É saber a real utilidade dos materiais, equipamentos e objetos que temos a nossa volta e separar aquilo que é útil do que não é, ficando somente com o necessário. 

 

O que não serve só atrapalha!

 

Coisas desnecessárias, quando não estão bem no meio do caminho, costumam ficar em locais mais escondidos: encima ou embaixo de armários e estantes, no fundo de gavetas, no meio de ferramentas, depósitos improvisados etc. Não deixe escapar nada: objetos, máquinas, papéis, arquivos eletrônicos, propagandas, catálogos, excesso de materiais.

 

Como praticar:

  • Verificar o que é útil e necessário;

  • Separar aquilo que não tem utilidade para o setor. Normalmente utilizamos muito pouco ou guardamos “para se um dia precisar”;

  • Descartar o que não lhe serve mais. O que não é útil para você pode servir para outro setor. Materiais em bom estado devem ser disponibilizados para outro setor. Materiais sem condições de uso devem ser descartados conforme as orientações do Programa de Coleta Seletiva.

 

Benefícios:

  • Elimina o que é inútil;

  • Libera espaço no setor melhorando a sua aparência;

  • Reduz o custo com disponibilização de materiais para outros setores;

 

Separe o necessário do desnecessário!


Aplicando o Senso de Organização:

 

Conceito:

Saber colocar as coisas no lugar certo, e também fazer as coisas na ordem certa. É bom marcar o lugar de cada objeto, fazendo a prática se tornar um hábito, de forma permanente.

 

Um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar!

 

Como praticar:

  • Analisar como e onde guardar cada material/objeto, definindo critérios para organizá-los;

  • Criar um sistema de identificação visual identifique gavetas, armários, pastas e locais com etiquetas, placas etc.. (etiquetas devem especificar o material guardado);

  • Guardar tudo em seus lugares após o uso. Cuidado com as portas! Armários e gavetas são ótimos locais para esconder a desorganização. Mantenha organizado estes locais;

 

Uma boa forma para organizar objetos e papéis em armários e gavetas é tirar tudo de dentro. Assim fica mais fácil visualizar, classificar e organizar os materiais e até identificar mais alguma coisa que deva ser descartada.

 

Benefícios:

  • Facilita o acesso aos materiais e equipamentos reduzindo o tempo de busca;

  • Agiliza a execução das tarefas, aumentando a produtividade;

  • Melhora do fluxo de pessoas e materiais;

  • Melhora do ambiente de trabalho; 

  • Reduz o esforço físico e mental;

 

Quem se organiza vive e trabalha melhor!

 

Aplicando o Senso de Limpeza:

 

Conceito:

É eliminar o lixo e evitar a geração de mais lixo e poluição. Deve-se praticar a limpeza de maneira habitual e rotineira e, sobretudo, não sujar, eliminando o pó e a sujeira do ambiente e dos equipamentos.

 

Limpeza protege nossa saúde e evita acidentes!

 

Como praticar:

  • Depois de organizar o seu setor faça uma faxina geral;

  • Pinte faixas de segurança e equipamentos (quando possível);

  • Desenvolva o hábito da limpeza diária, utilize 3 minutos do seu dia para limpar o seu setor;

  • Limpe os objetos/ferramentas antes de guardá-los;

 

O momento da limpeza é a melhor oportunidade para inspecionar equipamentos (se apresentam danos, variações) e as condições de conservação das instalações, se precisam de consertos. 

 

Cada profissional tem a sua parcela de responsabilidade e deve ter como foco a conservação da limpeza do seu local de trabalho. Áreas comuns como pátio, estacionamento, banheiros, bosque e central de resíduos devem ser mantidas limpas e organizadas.

 

Benefícios:

  • Evita acidentes;

  • Combate e previne doenças;

  • Valoriza a aparência da empresa;

  • Eleva o nível de satisfação dos funcionários;

Melhor do que limpar é não sujar!

 

Aplicando o Senso da Saúde e Higiene:

 

Conceito:

Cuidar de si é a melhor maneira de se manter saudável e apto para os desafios do dia a dia. Este senso está voltado para o bem estar do profissional prezando desta forma pela sua saúde seja física, mental ou emocional, a partir de práticas de higiene. Este senso reforça a necessidade de uma mudança comportamental.

 

Como praticar:

  • Dedique um tempo só para você, um tempo para a família e os amigos e um tempo para organizar as ideias, os planos pessoais e os objetivos de vida;

  • Venha trabalhar de banho tomado, barba feita e cabelo cortado;

  • Lave as mãos com água e sabão antes das refeições e após o uso do banheiro;

  • Escove os dentes após as refeições.

  • Realize exames periódicos de saúde (checkup);

  • Informe seu supervisor caso identifique condições inadequadas de iluminação e ventilação;

  • Mantenha seu uniforme em bom estado limpo e passado;

  • Mantenha um bom clima organizacional, zele pela qualidade das relações de trabalho seja gentil;

  • Adote hábitos de alimentação saudável, evite exageros;

  • Elimine as fofocas, estimule confiança, amizade e solidariedade.

 

Benefícios:

  • Manutenção da sua saúde;

  • Melhora no ambiente de trabalho;

  • Redução dos níveis de stress e cansaço;

 

“Quem não cuida de si mesmo não pode fazer serviços com qualidade” 

 

Aplicando o Senso da Segurança:

 

Conceito:

Garantir a um ambiente seguro é a melhor maneira de promover a melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho e de garantir a integridade física. Neste senso são discutidos problemas ergonômicos, de contaminação de ambientes, uso adequado de EPIs e atendimento a procedimentos de segurança. Ele reforça a necessidade de se realizar as atividades com segurança.

 

Como praticar:

  • Utilize os EPI’s de acordo com a função que você está exercendo;

  • Mantenha seus EPI’s limpos e guarde em lugar adequado;

  • Se identificar condições inseguras de trabalho, informe ao setor de segurança ou seu supervisor;

  • Manuseie com cuidado produtos químicos perigosos;

  • Participe da Brigada, CIPA e Sipat;

  • Saiba onde fica o Ponto de Encontro da sua unidade;

  • Respeite as normas de segurança.

 

Benefícios:

  • Elimina os acidentes de trabalho;

  • Preserva o patrimônio da empresa;

  • Redução dos níveis de stress e cansaço;

  • Elimina condições inseguras no ambiente de trabalho;

  • Reduz atitudes inseguras;

 

“Você é o maior responsável pela sua segurança”

 

Aplicando o Senso da Disciplina:

 

Conceito:

O comprometimento com as suas tarefas, seus procedimentos e com as regras estabelecidas pela empresa faz com que o dia a dia do profissional seja mais produtivo. O Senso da disciplina busca o autodesenvolvimento dos profissionais através da aplicação diária do conceito de todos os sensos (utilização, organização, limpeza, saúde e higiene, segurança e ambiental).

 

Disciplina quer dizer também o cumprimento fiel das responsabilidades que cada um tem com a empresa e dos compromissos que a empresa tem com os profissionais.

 

Como praticar:

  • Conheça o procedimento da sua atividade, cumpra e revise sempre que necessário;

  • Siga as normas do Código de ética;

  • Incorpore os valores dos 6S’s1A;

  • Dê sugestões e faça parte dos Programas Participativos (GMP, PPR e 6S’s1A);

  • Trate os colegas com gentileza, dê retorno as solicitações recebidas.

 

Benefícios:

  • Melhora a comunicação e facilita a execução das tarefas; 

  • Proporciona um ambiente de trabalho de respeito e cordialidade; 

  • Elimina o controle autoritário e imediato;

  • Promove crescimento pessoal e profissional;

  • Educa para a criatividade;

 

“Quem pratica a disciplina tem tempo para ensinar e aprender” 

 

Aplicando o Senso Ambiental:

 

Conceito:

A conscientização ambiental é a transformação e a criação de senso crítico em relação aos prejuízos sofridos pelo meio ambiente devido à atividade produtiva sem os devidos cuidados. A Anjo preza muito pela conservação e preservação do meio ambiente.

 

Como praticar:

  • Faça a separação correta dos resíduos;

  • Imprima somente o necessário;

  • Economize os recursos naturais (água, energia);

  • Desligue máquinas, monitores e lâmpadas ao sair do setor.

  • Elimine vazamentos;

  • Diminua o uso de descartáveis;

  • Aplique os 3R’s Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

 

Benefícios:

  • Preserva os recursos naturais; 

  • Previne a poluição ambiental; 

  • Mantém o ambiente para as futuras gerações;

 

 “Dê valor ao que a natureza nos dá de graça todos os dias”